segunda-feira, 16 de maio de 2016

VIVENDO DEVAGAR






A minhas últimas viagens têm sido exemplo da mudança que vem acontecendo na minha vida nos últimos anos. Tenho aprendido a viver devagar, o que significa que não tenho pressa para fazer as coisas de que gosto, nem fico comprando ideias das pessoas de que se tem que fazer isso ou aquilo. Passei quase 25 dias na Europa em dezembro/janeiro de 2015 e visitei apenas 3 cidades. Explorei Copenhague, Paris e Roma de uma forma que nunca tinha imaginado e o resultado foram dias tranquilos, em que pude contemplar ângulos nunca imaginados e sentir os verdadeiros cheiros e sons desses lugares. Vou fazer posts sobre cada um dos lugares dessa viagem, bem como das outras, mas sem pressa, sem stress. Eu abomino a ideia de se ter a obrigação de prestar conta da minha vida às pessoas, e talvez seja por isso que somente agora retomei a escrita nesse blog criado há algum tempo. Acompanho blogs e canais no you tube e vejo blogueiros tendo que dar explicação sobre o que fazem ou deixam de fazer, sendo cobrados para que publiquem cada passo de sua vida.
Viver devagar significa fazer as coisas que se tem vontade e aproveitar cada momento, pois a maioria das pessoas sentam para fazer algo com o próximo passo em mente. Muitas vezes eu me sentia culpada em passar o dia inteiro de sábado em casa, lendo, navegando na net, vendo filmes, e não fazendo algo mais produtivo. Hoje já acredito que dar umas pausas nas tarefas é essencial para se ter um melhor estilo de vida. Claro que não deixo de lado minhas obrigação de casa e trabalho, que não são poucas, faço tudo o que tenho que fazer e depois reservo um tempo para mim.
Em casa tenho apenas o necessário para viver e procuro não acumular coisas. Doo o que não uso mais e compro cada vez menos, desse modo fica mais fácil conservar as coisas e perco menos tempo organizando. Faço questão de conforto, é claro, tenho um colchão maravilhoso para poder ter uma boa noite de sono, uma TV smart para assistir minhas séries e filmes no netflix e vídeos no youtube, um máquina dolce gusto e uma de pão. As únicas coisas que acumulo e não me desfaço são os souvenirs de viagem, chaveiros, canecas, lápis, pratinhos e outras tranqueiras que significam muito para mim, pois me trazem lembranças guardadas para sempre dos lugares em que estive.
E assim vou vivendo sem pressa...

2 comentários:

Sônia Rocha disse...

Quando comecei a viajar passava por várias cidades. Agora prefiro menos, porém com qualidade e como é bom.

Cristiane D Magnani disse...

No começo a gente quer fazer tudo. Depois de algumas viagem vê que vai ter oportunidades. Senão ali mas em outros lugares.

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...