quinta-feira, 18 de julho de 2019

BRUXELAS, JANEIRO DE 2018

Já tinha estado na Bélgica anteriormente, mas apenas em Bruges. Decidi passar uns dias em Bruxelas (de 29 de janeiro a 1 de fevereiro) no final da viagem, depois de ter passado por cidades da Suíça e por Paris. Como estava hospedada em um hotel próximo à estação Gare du Nord, foi fácil pegar o trem para Bruxelas. 

Na Europa não há muita diferença de preço do trem para o avião, porém considero mais conveniente, pois não é necessário despachar a mala, nem chegar horas antes do embarque. Basta ir à estação e entrar no vagão. Prefiro comprar a passagem com antecedência para garantir um preço melhor, utilizando o site https://www.raileurope.com.br . 







Fiquei hospedada perto da Estação Central no Ibis Brussels Centre Gare Rue D Angleterre 2-20 1006, hotel padrão da rede, do jeito que eu gosto. 

Cheguei por volta do meio-dia, fiz check-in e fui andar pela cidade. O sistema de metrô é bastante eficiente, assim como em muitas cidades da Europa. 

Catedral de São Miguel e Santa Gúdula




Eu queria muito conhecer a tão famosa Praça Central, tida como a praça mais bonita do mundo. Fiquei realmente encantada com a beleza do lugar, não só da praça, como das ruas e construções em volta. 

Uma das coisas de que não abro mão é andar a pé pelas cidades para conhecer as pessoas, os cafés, as lojas e os monumentos. Saio sem rumo definido, gosto de parar e apreciar cada detalhe sem pressa e essa é uma das razões que me fazem gostar de viajar sozinha. Quando estamos com mais alguém, às vezes, ficamos na dependência dessa pessoa e nem sempre ela tem paciência para ficar o mesmo tempo que queremos em algum lugar. Não vou dizer que não gosto de companhia, apenas prefiro ter alguém comigo para um café, um almoço ou um passeio específico. Nos demais dias da viagem gosto de passear ao meu ritmo. Aprendi isso depois de algum tempo viajando sozinha, pois achava que teria que dividir tudo com alguém do meu lado. Hoje entendo que não há nenhum problema em preferir a minha companhia e, mesmo quando viajo com mais alguém, peço licença para tirar um momento só para mim. 



Praça Central

































Sede da União Europeia


 A Bélgica é famosa pelos cartoons, dentre eles o Tintin e os Smurfs.
















Mannekin Pis (o menino fazendo xixi)











O Atomium é um lugar muito interessante para quem gosta de ciência, principalmente para quem vai com crianças. É possível visitá-lo por dentro, mas mesmo apenas tirar uma foto do lado de fora já vale a ida até lá.




Foto de dentro do Atomium

O Parque do Cinquentenário deve ser incluído no roteiro, sem dúvida. É um ótimo lugar para caminhar, fazer um piquenique ou apenas descansar depois de um longo dia na cidade.








E visitar Bruxelas é uma oportunidade para comer a melhor batata frita do mundo e o melhor chocolate. Afinal só levamos dessa vida o que vivemos e o que comemos, segundo a minha saudosa sogra.














Eu nunca me privo de experimentar todas as delícias do lugar, para depois não me arrepender de ter deixado de comer o que tive vontade. 
Para mim, viajar é isso: aproveitar todas as belezas que o lugar proporciona e provar coisas diferentes, as quais não teríamos oportunidade se não tivéssemos saído da nossa aldeia. Claro que hoje podemos ter acesso a muitas coisas, graças à globalização, porém prefiro ir direto à fonte.
Não viajo com tanta frequência como gostaria, obviamente, porque preciso trabalhar e tenho outros objetivos na vida, mas, toda vez que volto de um novo destino, tenho a sensação de ter acrescentado mais bagagem cultural a minha existência. E isso é o que realmente me faz feliz!

Nenhum comentário:

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...